A Microsoft disponibilizará uma versão gratuita do pacote de aplicativos Office que os usuários poderão acessar pela internet, competindo com produtos do Google.
A maior fabricante mundial de software oferecerá editor de texto, planilha, software de apresentação e um programa de notas com a mesma aparência e percepção do conjunto Office que vende para computadores pessoais.
É a última iniciativa em uma intensa disputa entre as duas gigantes do segmento de tecnologia.
O Google anunciou na semana passada planos de desafiar o sistema operacional Windows com um software gratuito. Já a Microsoft lançou uma nova ferramenta de busca, chamada Bing, no mês passado, que tomou uma pequena parte da fatia de mercado da concorrente.
Uma versão gratuita do pacote Office, contudo, pode prejudicar as vendas da mais lucrativa unidade de negócios da Microsoft.
"A Microsoft está em uma posição difícil", disse Sheri McLeish, analista da Forrester Research.
A divisão do Office registrou lucro operacional de 9,3 bilhões de dólares sobre vendas de 14,3 bilhões de dólares nos três primeiros trimestres do atual ano fiscal da Microsoft.
McLeish espera que a Microsoft supere o Google no mercado, já que as centenas de milhões de pessoas que utilizam o pacote Office no mundo deverão testar a versão disponível pela Internet.
A companhia lançará a oferta gratuita quando começar a vender o Office 2010, seu próximo principal lançamento do produto, em algum momento na primeira metade do ano que vem. A atual versão foi lançada em janeiro de 2007.
A porta-voz da Microsoft Janice Kapner afirmou que a versão gratuita fornecerá uma "experiência muito rica" e provavelmente terá mais funcionalidade que os aplicativos do Google.
Nenhum comentário:
Postar um comentário