A função que permite ligar o aparelho no computador para navegar na internet, conhecida como tethering, não está disponível para os brasileiros, confirmaram as operadoras Claro, Vivo e Tim, que vendem o iPhone no Brasil.
A restrição não vale só para os brasileiros. Segundo uma tabela publicada no próprio site da Apple, nenhuma operadora oferece o recurso na América Latina e até mesmo nos Estados Unidos o recurso é bloqueado.
Rumores indicam inclusive que a AT&T, que vende o aparelho com exclusividade no mercado americano, poderia cobrar até 70 dólares por mês para liberar a função.
A prática não vale para todas as operadoras, no entanto. Na maior parte dos países asiáticos e europeus, o uso do iPhone 3G como modem já está liberado – mesmo que mediante a um custo adicional, como no caso da O2, que cobra até 30 libras para habilitar o recurso.
Mas se as operadoras só têm a lucrar com o uso do celular como modem, já que o usuário tende a consumir um volume maior de dados e pagar por eles, e, como no caso da O2, poderiam até cobrar um extra para liberar a função, por que restringi-la?
Para o analista Eduardo Tude, presidente da consultoria Teleco, é mais provável que a medida tenha realmente partido da Apple e não das operadoras, até porque no caso de outros aparelhos a pratica é incentivada.
“É o tipo da restrição que não faz sentido. Talvez eles queiram estimular o uso de serviços que eles oferecem no aparelho”, especula o analista.
Mas se esse fosse o caso, por que liberar em alguns países e restringir em outros? Fontes próximas às operadoras afirmam que as negociações para liberar o recurso no Brasil estão em curso e que testes já estão sendo realizados, porém barreiras técnicas poderiam estar atrasando o processo.
O posicionamento oficial da Apple no Brasil é que o iPhone 3GS terá a função, mas que sua liberação dependerá das operadoras. A empresa não se posiciona a respeito da versão 3G.
O fato é que os usuários não estão dispostos a esperar e já encontraram soluções “alternativas”. Guias para habilitar o recurso já estão disponíveis em diversos sites estrangeiros.
Indignado com o bloqueio ao recurso, o brasileiro Cristiano Acioli, usuário do iPhone 3G, criou um guia em português sobre como habilitar a função, detalhando inclusive os procedimentos específicos para cada operadora.
Mas ele mesmo chama atenção para os riscos do procedimento, que implica em perda da garantia da operadora. “Não é justo que o consumidor faça a ativação por si mesmo, perdendo horas e horas e ainda com diversos riscos”, afirma Acioli. Por enquanto, é a única alternativa disponível.
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